Doenças que causam a infertilidade feminina

Ser mãe a partir dos 45: é possível?
6 de fevereiro de 2019
Qual a diferença entre ovulodoação (doação de óvulos) e adoção?
29 de março de 2019

Unhappy woman with imagination of a pregnant belly holding negative pregnancy test - infertility concept

Diversos fatores podem afetar a vida de quem deseja ser mãe. O principal deles ainda é a idade. Com o passar do tempo a mulher passa a produzir menos óvulos, tendo o seu pico de fertilidade entre os 20 e 30 anos de idade.

Algumas doenças que causam infertilidade tanto no homem quanto na mulher são problemas imunológicos, diabetes ou obesidade. Mas, muitas vezes são casos de patologias específicas. A infertilidade é caracterizada quando o casal tenta engravidar de forma natural por mais de um ano sem obter sucesso. No entanto, algumas doenças podem ser responsáveis pelo problema de infertilidade feminina e são mais comuns do que se possa imaginar.

Confira as principais delas:

Endometriose

A Endometriose é uma condição na qual o endométrio – tecido que reveste o interior do útero – passa a ser encontrado fora da cavidade uterina, ou seja, a endometriose consiste na presença deste tecido endometrial fora da sua localização habitual, que é dentro do útero. A doença pode causar cólicas menstruais e dores pélvicas, além da infertilidade.

Síndrome dos Ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos atinge cerca de 7% das mulheres na idade reprodutiva, segundo o Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida. Essa síndrome é um distúrbio causado por alterações hormonais provocando aumento dos ovários, que criam várias bolsas cheias de líquido (cistos). Muitas vezes a doença não apresenta nenhum sintoma, sendo identificada apenas quando a mulher não consegue engravidar.

Mioma uterino

É um tumor benigno do útero. Ocorre quando uma célula do miométrio se desenvolve de maneira descontrolada, criando uma massa de célula diferente das demais. O mioma pode ser identificado de acordo com a sua presença no útero, causando diferentes sintomas. Os principais são: alteração do ciclo menstrual e presença de coágulos na menstruação. Dependendo do tamanho, podem apresentar dores pélvicas, pressão dos órgãos abdominais e também a infertilidade.

Portanto, a dica da Clínica Gerarte é: fique atenta com qualquer mudança no seu corpo!

Outros problemas também podem afetar a fertilidade da mulher e devem ser acompanhados por um profissional especializado. Caso esteja tentando engravidar, sem sucesso por mais de 6 meses, é importante o auxílio profissional para tirar suas dúvidas e identificar os possíveis problemas de fertilidade.


Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/storage/5/3a/51/gerarte/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 261

Localização

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?