Com as técnicas atuais de reprodução humana é possível que se concretize uma gravidez tardia. Mas existem alguns riscos em ser mãe com essa idade. As chances de ocorrer de forma natural começam a diminuir a partir dos 35 anos. Após os 40 a chance maior de gravidez ocorre através da fertilização in vitro, sabendo que mulheres até os 50 anos podem ser mãe, porém com ovodoação.
Também é preciso destacar a participação masculina, já que uma gravidez depende dos dois lados. A qualidade do esperma está diminuindo na população em geral, isso pode ter origem na sociedade industrializada que convivemos, poluição, hábitos de vida, etc.
Uma gestação com idade a partir dos 45 anos pode trazer alguns riscos como: o diabetes gestacional, a pré-eclâmpsia, o baixo peso do feto, a prematuridade e as alterações nos cromossomos. Mas uma gestação tardia também pode trazer alguns fatores positivos, como a maturidade das mulheres. Uma maturidade pessoal e emocional, já que as mulheres escolhem e planejam o momento certo para terem filhos.