O cuidado com a alimentação é importante em todas as fases da vida e muito tem a ver com o aumento da fertilidade e sucesso dos tratamentos de reprodução assistida.
Como já falamos em outros momentos, a infertilidade pode ocorrer devido a diversos fatores: hormonais, ovulatórios, anatômicos , endometriose. Por isso, ter uma boa nutrição, reduzir ou evitar cafeína, álcool e fumo são algumas condutas já conhecidas que, para quem está tentando engravidar, o cuidado é ainda mais fundamental. O excesso de alimentos industrializados, açucares e sódio também precisam ser contidos.
O consumo de nutrientes adequados é primordial ao equilíbrio do organismo, e aos processos fisiológicos e hormonais que envolvem a reprodução. Vitaminas e minerais estão envolvidos com a qualidade das células e embriões.
Diversos estudos têm apresentado dados que nos levam a crer que a boa alimentação e um adequado estado nutricional favorecem a fertilidade. Vamos aqui citar alguns:
A revista científica Human Reproduction, verificou uma associação positiva entre a melhora da qualidade da alimentação, com o aumento de integrais, frutas e verduras, gordura mono e poli-insaturadas e peixes, tendo maior taxa de sucesso na fertilização in vitro.
Leia também sobre os aplicativos que ajudam mulheres que estão tentando engravidar. Clique aqui.
A Revista da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida ressaltou que as pacientes que receberam orientação alimentar, apresentaram mais chances de engravidar do que as que não receberam.
A nutrição é um fator facilmente modificável quando se deseja, e esta pode ser manejada a favor do objetivo maior que é engravidar. Busque auxílio de um profissional qualificado.
Ainda tem dúvida? Entre em contato conosco.