Os fatores imunológicos podem interferir na fertilidade. O sistema imunológico é responsável pela defesa do organismo contra agentes externos, como bactérias, vírus, etc. E outros agentes agressores (material estranho ao organismo). Portanto, o sistema imune ataca o que considera que não é do organismo. Isso pode ocorrer com um embrião.
O embrião, é formado 50% com o material genético da mãe, e 50% com o material genético paterno. Por mais que ele tenha similaridade com o material genético do organismo materno, o sistema pode caracterizar o embrião como sendo não próprio. Este tipo de condição pode ter várias causas:
- CÉLULAS NK
São células de defesa que reconhecem as células estranhas ao organismo. Quando muito aumentadas, podem levar ao aborto. O que pode mudá-las é a infusão de imunoglobulina Humana.
- FAN (FATOR ANTINUCLEAR)
Deve ser investigado, pois pode levar a fenômenos inflamatórios deletérios em uma placenta em formação. Quando presente, utiliza-se terapia anti inflamatória (corticoides).
- ANTIFOSFOLÍPEDES
São anticorpos que quando estão presentes em títulos elevados podem levar a lesões, coágulos e micro-trombos endoteliais. Quando presentes,m o tratamento é com anticoagulantes.
- AS TROMBOFILIAS HEREDITÁRIAS
Podem ser a causa de coágulos e trombos endoteliais. Quando são encontrados, são tratados com medicações anticoagulantes.
- A VITAMINA D
Tem efeito na inibição de alguns anticorpos. A dosagem da vitamina D e a reposição quando necessário é uma excelente conduta.